
O transporte público é uma invenção maravilhosa que nos leva do ponto A ao B por um preço decente e em uma quantidade razoável de tempo. No entanto, tendo em mente a sanidade e a segurança de nossos companheiros de viagem, existem certas diretrizes que todos nós deveríamos seguir (mas que muita gente ignora). Essas regras deveriam ser seguidas quase que automaticamente, sem muito pensamento sobre isso, mas todos nós precisamos de um lembrete de vez em quando. E algumas pessoas são menos auto-conscientes do que outras... Você já fez essas coisas dentro do ônibus, trem ou metrô ou convive com esses problemas diariamente?
Veja a baixo o que ninguém nunca deveria fazer no transporte público - mas que faz mesmo assim!
Ter uma conversa privada em alto e bom som -
Seu trajeto pode parecer o momento perfeito para conversar com seus amigos e familiares ao telefone, mas lembre-se: todo mundo vai poder ouvir toda a sua conversa. Se for algo mais polêmico ou uma briga, por exemplo, o transporte público talvez não seja o lugar ideal para fazer isso.
Comer alimentos com cheiro forte -
O cheiro de certos alimentos torna-se ainda mais insuportável quando consumidos num vagão de trem ou metrô sem janelas. Para o bem de todos, é melhor comer aquele sanduíche ou biscoito sabor queijo depois que sair do transporte.
Fazer as unhas -
Ninguém quer ver ou sentar perto de alguém cortando as unhas no transporte público. O mesmo vale para o ato de pintar as unhas com esmalte. O cheiro não é agradável para um espaço fechado.
Não sair do caminho -
Não há nada mais irritante do que tentar pegar um trem ou ônibus e não conseguir entrar porque as pessoas insistem em ficar aglomeradas ao redor das portas. Existe espaço no meio do vagão! E se todos usarem direito esse espaço, todo mundo entra e sai numa boa.
Colocar a bolsa no banco -
Se o ônibus está vazio, tudo bem. Mas se as opções de lugares já estão reduzidas, é apenas rude usar um assento extra para colocar suas coisas. O correto é manter a bolsa no colo e deixar outra pessoa se sentar.

Não deixar as pessoas saírem primeiro -
Deixar as pessoas saírem primeiro do vagão do trem ou do metrô deveria ser uma regra seguida por todos. Impedir as pessoas de saírem não vai fazer com que a pessoa entre mais rápido. Em vez disso, ela está apenas causando mais estresse e caos para todos os envolvidos.

Segurar ou encostar em outra pessoa -
Não encostar nas pessoas é uma regra básica, mesmo que o metrô ou ônibus esteja lotado e haja pouco lugar para segurar. Ainda é essencial respeitar o espaço pessoal e o conforto dos outros.
Andar muito devagar -
As pessoas estão muitas vezes com pressa para chegar a algum lugar. Não pare no meio do caminho ou ande devagar. Você não sabe como isso é frustrante para a pessoa ocupada presa atrás de você! Adicione um peso extra se a pessoa perdeu um trem ou metrô por sua causa. O mesmo vale para ficar no centro da escada rolante. Se estiver com outra pessoa, não pare do lado. Fique na frente ou atrás.
Espirrar sem cobrir o nariz -
Todos sabemos que isso não é higiênico. Cobrir sempre o nariz e a boca ao espirrar evita a propagação de germes e vírus. E, por favor, não espirre em suas mãos porque depois a pessoa vai precisar segurar nos corrimãos e acabará passando qualquer possível doença do mesmo jeito.
Colocar o pé no banco -
Assentos são para sentar, não para colocar os pés. A pessoa não só está ocupando espaço, como também está deixando o banco sujo.
Não cuidar da higiene pessoal -
Pegar o transporte público provavelmente significa que você vai expor suas axilas para o mundo ao se segurar no corrimão. Por isso, todo mundo deveria fazer um favor a si mesmo (e ao mundo) e tomar um banho - sem esquecer do desodorante - antes de seguir viagem.
Toque inapropriado -
Tranporte público pode ser um espaço apertado, mas as mãos de ninguém devem chegar perto de partes íntimas de outras pessoas.
Falta de consciência espacial -
Há sempre aquelas pessoas que não param de mexer os braços e cotovelos. Mas é bom evitar fazer isso dentro do transporte, ou a pessoa pode enfiar o cotovelo nas costelas de alguém.
Flatulências -
Só porque há muitas outras pessoas para culpar, isso não significa que está tudo bem. Os níveis de oxigênio já são baixos dentro desses lugares.
Falar para as pessoas se moverem -
Claro, se existem muitos espaços vazios e as pessoas estão paradas na porta, tudo bem dizer às pessoas para se moverem. Mas não grite para os outros saírem do lugar quando o ônibus está claramente cheio!
Abrir o jornal completamente -
Não seja essa pessoa que abre o jornal no transporte. Isso ocupa tanto espaço e cobre os lugares de pelo menos duas pessoas. Ou dobre o jornal ou leia as notícias no telefone!
Não dar o lugar para alguém que realmente precisa -
Não há nada pior do que ver um jovem sentado e ignorando uma mulher grávida ou um idoso. Não faça isso, ofereça seu lugar, mesmo que não seja preferencial. Lógico que quem ocupa o preferencial deve ser o primeiro a levantar, mas se todos os lugares reservados já estão devidamente ocupados, o pré-requisito para se levantar é ver um idoso, deficiente, grávida ou pessoas com crianças de colo.
Demonstração excessiva de carinho -
Não há nada de errado em mostrar a uma pessoa que você a ama. Mas muita demonstração pública de afeto em uma pequena área como um ônibus ou trem pode deixar os outros passageiros desconfortáveis.
Sentar todo aberto -
Muitos homens têm essa tendência de sentar ocupando três lugares simplesmente porque não fecham as pernas. O transporte público é de todo mundo, então respeitar o espaço pessoal do coleguinha é de extrema importância. Feche as pernas que nada corre o risco de quebrar no seu corpo!
Ouvir música alta -
Fones de ouvido existem por uma razão, então as pessoas devem usá-los quando querem ouvir música, podcast ou culto. Nem todo mundo gosta da mesma música e, mesmo que gostassem, não significa que queiram ouvi-la naquele momento. Imagina estar cansado ou cheio de enxaqueca e ainda ter que ouvir uma música alta no caminho para casa. Quase tortura.

Não se segurar -
Se você está de pé durante o trajeto, tente se segurar. Recusar-se a fazer isso é simplesmente estranho, perigoso e você acaba passando toda a viagem tropeçando e pisando nos pés dos outros.

Não pagar -
Não tente entrar de graça. Não só é errado, como também pode render uma multa enorme.
Manter os fones no último volume -
Colocar a música tão alta que todos podem ouvi-la também não é uma boa ideia. Inclusive para a própria saúde da pessoa. Afinal, isso prejudica a audição.
Dançar -
Claro, um pequeno movimento de dança, balançar a cabeça e os pés no ritmo da música é bom. Mas desenvolver toda uma coreografia pode ser um pouco excessivo, especialmente na hora do rush.
Cair no sono no ombro de outra pessoa -
Nós entendemos, a pessoa está cansada e cochilar no transporte é bom, mas dormir no ombro de outra pessoa não é nada legal. Isso é constrangedor para todos os envolvidos. Tente achar uma posição para que isso não aconteça.
Tossir nas mãos -
Claro, pelo menos a pessoa cobre a boca quando tosse. Mas isso ainda é anti-higiênico, especialmente se essa mesma mão tocar nos corrimãos. Faça isso nos cotovelos e, se a tosse for persistente, usar máscara pode ser ótimo para todos os envolvidos.
Passar na frente -
Filas existem por uma razão e devem ser respeitadas. Elas funcionam de forma diferente dependendo de onde você esteja, mas a regra geral é: nunca fure a frente de ninguém.

Encostar nos corrimãos -
Esses postes em vagões e ônibus são realmente projetados para as mãos de viajantes instáveis. Não para você relaxar seu corpo por todo ele.

Ficar batendo o pé -
Sacudir e balançar constantemente os pés é super irritante para outros passageiros. Então, se você faz isso, por favor, pare!
Nenhum comentário:
Postar um comentário