Início

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Exploração de imagens pela Globo começa a incomodar clubes da Série A

Além do Cartola FC, a emissora anuncia a 2ª temporada do Futebol Fantasia, a partir do próximo fim de semana

A TV Globo, que já enfrenta uma disputa judicial com o Flamengo por causa do Cartola FC – um game criado em 2005 em que torcedor escala os jogadores e técnicos com base no que acontece na vida real – volta a explorar a marca dos clubes da Série A e pode sofrer consequências por isso.

Neste domingo (14/5), um anúncio da emissora fazia uma convocação aos telespectadores para a nova temporada do programa Futebol Fantasia, que começa no próximo final de semana:

“A competição mais carisma do planeta. É a segunda temporada do Futebol Fantasia do Esporte Espetacular. São 17 mascotes, quatro treinadores, confinados num Hotel Fazenda para enfrentar vários desafios. No ano passado o Galo Doido, do Atlético-MG, conquistou o troféu. E agora, qual o mascote vai vencer?”

Tem de tudo um pouco no programa: os mascotes dos clubes da Série A se enfrentaram em diferentes provas, como golzinho, estoura bexigas, breaking e corrida com barreira.

Parece tudo muito divertido, mas tem gente que está incomodada com isso. Um presidente de clube da Série A falou com exclusividade com a coluna e – embora prefira por enquanto ficar sob o anonimado – fez uma advertência:“Isso tudo vai mudar, na medida em que os clubes estão aderindo ao modelo de SAF. 

Os clubes estão deixando de ser uma associação e se transformando em empresas. E empresa visa o que? Visa lucro. Se estão usando a nossa marca, é lógico que precisam pagar por isso”, revelou.Isso realmente faz sentido, porque a Globo, tanto no Cartola FC, como no Futebol Fantasia, tem grandes patrocinadores pagando a conta. 

Esses projetos não existiriam se não houvessem as marcas dos clubes e os seus milhões de torcedores espalhados por todo o país. Seria algo absolutamente impensável, por exemplo, se, nos Estados Unidos ou na Europa, um grupo de comunicação inventasse um projeto semelhante, usando as marcas dos times de basquete da NBA e/ou os participantes da Champions League, sem que fosse obrigada a dividir os lucros com essas agremiações.

Metrópoles

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo, siga as redes sociais do JAPI 24 HORAS em: Instagram Facebook Twitter TikTok Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário