Início

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Com ataques em baixa e derrotas em casa, ABC e América lutam contra rebaixamento

Com as últimas derrotas do ABC (para o Criciúma em pleno Frasqueirão e com um a jogador a mais) e do América (para o então lanterna Manaus em casa), os maiores times do RN permanecem na zona de rebaixamento das séries B e C, respectivamente. Apesar de estarem em divisões diferentes, as péssimas campanhas do alvinegro e do alvirrubro tem alguns fatores em comum, como o péssimo aproveitamento do setor de ataque e do mando de campo.

Após 16 jogos disputados na Segundona, o ABC venceu apenas dois jogos, contra Avai e Tombense. O time potiguar, que já foi comandado pelo técnico Fernando Marchiori e atualmente é comandando por Allan Aal, marcou apenas 11 gols na competição até aqui. Entre esses, seis foram marcados por atacantes (Júnior Toddynho, que marcou contra o Sport e Avaí, Felipe Garcia, autor dos gols na derrota para o Mirassol, Maycon Douglas, que fez o gol contra o Botafogo-SP e Fábio Lima, contra o Avaí). Com a marca, o alvinegro tem o segundo pior ataque da competição, sendo superado apenas pelo Avaí (que marcou nove gols).

Quanto ao jogos em casa, o time alvinegro não tem aproveitado o apoio do torcedor. o ABC, entre os clubes na zona de rebaixamento, é o time que mais perdeu jogos em casa, com seis derrotas. Avaí (com quatro derrotas), Londrina (com quatro) e Tombense (com cinco) atualmente fecham o Z-4.

Na Série C, a situação do América é semelhante em relação a produtividade do setor ofensivo. Com 8 gols marcados em 12 jogos disputados, o time alvirrubro tem o segundo pior ataque da Terceirona, sendo superado pelo Pouso Alegre, que marcou sete vezes. Dos gols a favor do alvirrubro, quatro foram marcados por atacantes: Rafinha - marcou dois contra o Brusque, além dos atacantes Wallace Pernambucano e Iago , que marcaram contra o Botafogo-PB. Os outros quatro tentos da equipe foram dos zagueiros Jean Pierre e Gilvan (todos de cabeça), além do volante Vini Guedes.

Como mandante, o América também deixa a desejar. Com três derrotas e um empate, o time comandado pelo técnico Tiago Carvalho é o segundo pior mandante entre os times na zona de rebaixamento, ficando atrás apenas do Pouso Alegre (atual 18º colocado), que perdeu quatro partidas em casa. Remo (com duas derrotas) e Altos (com uma derrota) são os outros dois que integram a zona de descenso.

Defesa insegura e meio-campo inexistente

Dentro de campo, os maiores times do RN apresentam outras fragilidades que atrapalham o desempenho das equipes. Com relação ao alvinegro, ocorreram falhas defensivas individuais e coletivas em vários momentos do time da Série B. As falhas que contribuiram para os gols de Atlético-GO, Chapecoense, e Novohorizontino são as mais "bizarras". Quanto ao alvirrubro, o esquema do time carece de jogadores no meio-campo, o que causa deficiência na criação das jogadas pelo setor ofensivo. Nas últimas duas partidas disputadas em casa, o América precisou recorrer as jogadas aéreas durante boa parte dos duelos, com pouca (ou nenhuma) variação de jogo. 
 
Fique por dentro! 
 
Para ficar por dentro de tudo, siga as redes sociais do JAPI 24 HORAS em: Instagram FacebookTwitter TikTok Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário