
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta 4ª feira (20.set.2023) em Nova York, nos Estados Unidos, durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Este foi o 1º encontro presencial entre os chefes de Estado. Em março, Lula e Zelensky conversaram por telefone. No Japão, durante a cúpula do G7, em maio, o brasileiro disse que o ucraniano não compareceu a uma reunião que estava prevista entre os 2.
Na 3ª feira (19.set), Zelensky acompanhou da plateia o discurso de Lula na abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU. Na ocasião, o petista afirmou que a guerra na Ucrânia “escancara” a incapacidade dos países integrantes das Nações Unidas de fazer prevalecer a paz. Zelensky já criticou o posicionamento de Lula sobre a guerra em seu país. Ele cobra uma resposta mais dura do Brasil em relação ao governo russo.
Por fim, o presidente brasileiro criticou manutenção da briga entre Ucrânia e Rússia e disse que o “diálogo é mais barato que a guerra”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário