
Origem da data:
Em 1940, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que participou com a participação de diversas autoridades governamentais dos países Americanos, e também de vários líderes indígenas deste continente, que foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Os índios não compareceram nos dias iniciais do evento, por estarem preocupados e temerosos, uma desconfiança baseada no histórico de perseguição e ataques por parte do “homens brancos”.
Após alguns encontros e conversas, vários líderes indígenas decidiram participar, compreendendo a importância daquele momento histórico. Isso ocorreu no dia 19 de abril, que acabou sendo escolhido posteriormente no continente americano, como o Dia do Índio.
A importância da data e suas respectivas comemorações:
Em homenagem a esta data ocorrem diversos eventos direcionados à valorização da cultura indígena, como as escolas, onde os alunos costumam participar de trabalhos e atividades sobre a cultura indígena, os museus que fazem exposições relacionadas ao tema, e os municípios que organizam festas comemorativas.
Trata-se de uma data que deve remeter a uma profunda reflexão sobre a importância do respeito aos povos indígenas e sua sociedade, da preservação de sua cultura e da manutenção de suas terras.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Japi 24 horas no Instagram
Nenhum comentário:
Postar um comentário