Início

terça-feira, 2 de abril de 2024

Moradores vivem expectativa da sangria do açude Gargalheiras após 13 anos

O açude Gargalheiras, localizado na cidade de Acari, superou os 93% de sua capacidade durante a tarde desta terça-feira (2). Agora, faltam 36 centímetros para que a sangria das águas ocorra. As informações foram confirmadas por meio de medição extraoficial, feita às 15h. O Instituto de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) realiza as medições do nível da água apenas durante a manhã.

Conforme atualização apontada às 15h, o Gargalheiras está com 93,61% de sua capacidade preenchida, e possui um quantidade superior a 41,5 milhões de metros cúbicos (41.584.551). O açude não sangra desde o ano de 2011. O reservatório possui capacidade para acumular cerca de 44 milhões de metros cúbicos.

O número de visitas tem aumentado ao reservatório nos últimos dias. Na madrugada desta terça, dezenas de pessoas madrugaram no local na expectativa pela sangria do açude. Com o iminente transbordamento do manancial, a Prefeitura de Acari anunciou a “Festa do Gargalheiras” para o próximo domingo (7), com participação de Bruno Martins, Giannini Alencar e Giulian Monte.

Nesta segunda-feira (1º), o nível do reservatório chegou aos 80,37% e faltando 1,14m para sangrar. Às 5 horas da manhã desta terça, foi divulgado pelos medidores que o Gargalheiras, ao receber águas dos rios, aumentou 25 centímetros em 9 horas.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Japi 24 horas no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário