
Mesmo a sete dias da abertura do prazo para realizações de convenções partidárias, que indicarão os nomes de candidatos às eleições majoritárias e proporcionais em 6 de outubro de 2024, a maioria dos partidos não fechou composições das chapas de pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito em Natal.
Apenas os partidos União Brasil e Republicanos fecharam alianças com apoios de outros partidos (Podemos, PSDB, PL e PP) em torno dos nomes do deputado federal Paulinho Freire (União) como cabeça de chapa e da ex-secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos), como sua companheira de campanha eleitoral à sucessão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) para o mandato de 2025/2028.
Paulinho Freire já optou por Joanna Guerra | Foto: Magnus Nascimento
Embora não tenha ocorrido nenhuma intercorrência política desde que em 2 de maio o prefeito Álvaro Dias anunciou apoio a sua pré-candidatura, o presidente municipal do União Brasil, Paulinho Freire, disse que as convenções cartoriais dos partidos aliados vão ocorrer antes da convenção do seu partido, “e a nossa grande convenção será no dia 3, reunindo todos os aliados”.

“A partir daí vamos pra rua, já estamos fazendo a pré-campanha, a aceitação tem sido excelente. Em cada pesquisa eleitoral estamos subindo um pouquinho e tenho certeza que essa aliança chegará muito forte na eleição com chance de disputa”, otimizou Freire.

A ex-secretária Joanna Guerra, cujo nome foi anunciado como pré-candidata à vice por Freire no mesmo dia 2 de maio, também confirmou que a convenção do Republicanos está agendada para 3 de agosto, “com tudo ocorrendo de forma planejada, como deve ser”.

Para Joanna Guerra, a expectativa para o início da campanha eleitoral “é a melhor possível, tanto é que somos a única chapa com vice definida, muito forte e com apoio do prefeito, que vem trabalhando muito e tem tido ao longo dos seus dois mandatos uma aprovação forte da população, com um trabalho e obras estruturantes em Natal”. Joana Guerra avalia, ainda, que Paulinho Freire “vem subindo de forma gradativa nas pesquisas e temos tudo para fazer uma grande campanha e chegar ao nosso objetivo maior, que é realmente poder trabalhar pela cidade e dar continuidade à gestão de Álvaro Dias”.
PROGRESSISTAS
O presidente municipal do PP,
vereador Eriko Jácome, informou que a convenção dos Progressistas foi
agendada para a tarde de 20 de julho, no Centro Municipal de Referência
em Educação (Cemure), na Cidade da Esperança.
Além de decidir sobre alianças e escolhas de candidatos, Jácome, que também preside a Câmara Municipal de Natal (CMN), explicou que também serão discutidas na ´pauta da convenção “questões legais que envolvem o processo eleitoral e outros assuntos que bem entenderem deliberar”. Alguns partidos deverão levar as discussões sobre nomes que vão compor a chapa de prefeito e vice e para vereadores, inclusive, até às vésperas das convenções, que ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto.
Até o PT, que conta com a força política de sua filiada governadora Fátima Bezerra, não definiu quem será o companheiro de chapa da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PC do B) de sua pré-candidata do partido à prefeitura de Natal, a deputada federal Natália Bonavides.
A presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, a deputada estadual Divaneide Basílio, informou por intermédio de sua assessoria de imprensa, que a previsão da convenção petista é para o dia 2 de agosto: “Estamos em diálogo sobre o nosso vice e nos próximos dias anunciaremos”.
MDB
O presidente municipal do MDB, ex-vereador
Júlio Protásio, informou que seu partido ainda não definiu participação
na chapa majoritária em aliança com a Federação Brasil da Esperança
(PT/PV/PC do B), a fim de apoiar uma eventual candidatura à prefeita de
Natal da deputada federal Natália Bonavides (PT), que “tem buscado um
vice com atuação na Zona Norte e estudado nomes disponíveis nos partidos
aliados”.
Mas, Júlio Protásio admitiu que a pré-candidata Natália Bonavides o comunicou que até o sábado (20) anunciará que deve ser o seu companheiro à caça de votos em Natal. “A tarefa e preocupação de encontrar o melhor vice que agregue a chapa majoritária é da candidata e de seu partido”, avisou. Protásio acrescentou que o MDB em Natal “tem a tarefa de organizar sua nominata de vereadores e sair completa com 30 nomes, nossa meta é a eleição de três vereadores na capital. Esse é o nosso foco”.
Mesmo assim, Protásio informou que a deputada Natália Bonavides lhe pediu nomes disponíveis para a indicação ao cargo de vice-prefeito. “Até o momento encaminhei três nomes, que colocaram currículos à disposição do MDB, o empresário e jornalista Eugênio Ribeiro, o advogado e ex-vereador Joanilson de Paula Rego e o professor e ex-vereador Luís Carlos”.
No entanto, Júlio Protásio já definiu a data da convenção do MDB – a partir das 9 horas do sábado (27), na Câmara Municipal de Natal (CMN): “A pauta incluirá a escolha dos candidatos a prefeito, vice, seleção dos candidatos a vereador, sorteio dos números para vereador e discussão de coligações majoritárias com outros partidos”.
Também é o caso do Avante, que deverá oficializar a pré-candidatura do ex-deputado federal Rafael Motta a prefeito de Natal somente nos primeiros dias de agosto, mas já antecipou, nas redes sociais, que “está caminhando para uma chapa puro-sangue, priorizando uma mulher para vice”. Entre esses nomes estão a ex-reitora da UnP, Sâmela Gomes, a ativista dos direitos LGBTQIA+ e coordenadora de Diversidade Sexual e Gênero (Codis) do Estado, Rebecka de França e ex-candidata à deputada estadual Tatiana Pires.
O presidente municipal do PSD, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves continua em busca de um vice para tentar voltar à prefeitura de Natal, mas disse que nesse fim de semana decide a data de convenção, que ocorrerá entre os dias 27 de julho e 2 de agosto.
Indefinição também segue entre pequenos
Partidos de menor expressão e de extrema esquerda também continuam indefinidos, mesmo no caso da Federação Rede/PSOL. O partido Rede já decidiu apoiar a pré-candidatura do PT, mas uma corrente do PSOL, que segue a orientação do vereador Robério Paulino defende candidatura própria ao Executivo da ativista social do movimento Juntos, Camila Barbosa, e outra lidera pelo presidente estadual do partido, ex-deputado estadual Sandro Pimentel, arroga apoio à deputada Natália Bonavides.
“Caso a candidatura própria prospere, não se sabe se o Rede vai querer indicar a vice”, questionou Pimentel, o qual informou que já levou a disputar interna à direção nacional do PSOL, a qual emitiu resolução no sentido de que questões relacionadas em municípios com mais de 200 mil eleitores, como Natal, a última palavra é da Executiva Nacional.
Pimentel disse que resolução nacional indica que o PSOL pode fazer alianças com PT, PV, PC do B, PDT, PSB e UP. “Fora desse arco de aliança, no caso de Natal que é acima de 200 mil eleitores, tem de ter autorização da nacional, a questão aqui é que Natália Bonavides está aliada ao MDB, por isso que tem esse imbróglio, mas a convenção da federação é o último foro”.
Já o PSTU, que tradicionalmente não se alinha a nenhum partido político, decidiu que o candidato a prefeito será o sociólogo Fernando Antônio, conhecido como Nando Poeta, professor da rede pública e cordelista. A pré-candidatura a vice é do estudante da UFRN Tiago Silva e para o legislativo municipal, será oficializada uma candidatura de mandato coletivo na convenção a ocorrer em 26 de julho, na sede do Sindicato da Policia Civil (Sinpol), na Cidade Alta.
“Queremos construir uma alternativa que enfrente as oligarquias dos Alves, a barbárie da extrema direita bolsonarista, tanto na figura do atual prefeito quanto na de seu candidato, mas também uma alternativa de oposição de esquerda ao PT, que vive de alianças com as elites e seus partidos. Para mudar Natal de verdade, é preciso enfrentar todos eles e defender um projeto socialista que ataque os privilégios dos ricos e poderosos, um programa contra as injustiças e desigualdades do capitalismo na nossa cidade”, destaca Nando Poeta.
Agenda das convenções partidárias em Natal
Progressistas – 20 de julho
Rede/PSOL – 21 de agosto
PSTU – 26 de julho
MDB – 27 de julho
União Brasil – 3 de agosto
Republicanos – 3 de agosto
PT – 2 de agosto
PSD – Data a definir
Avante – Data indefinida
Fonte – Partidos
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Japi 24 horas no Instagram
Nenhum comentário:
Postar um comentário