Além disso, ficou definido que imposto será cobrado pela metade (1,5%) para carros elétricos e movidos a gás natural
Após pressão da oposição, o Governo Fátima decidiu fazer três mudanças
no projeto de lei que trata de alterações na cobrança do IPVA no Rio
Grande do Norte. O anúncio das modificações foi feito nesta terça-feira
12 pela deputada Isolda Dantas (PT) durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa. Depois das alterações, o projeto acabou aprovado na CCJ e agora segue para outras comissões, antes da análise do plenário.
A
principal mudança diz respeito à isenção do imposto para veículos em
geral. O projeto original, enviado na semana passada, previa que o IPVA
só deixaria de ser cobrado para veículos com mais de 15 anos de
fabricação. Mas o governo voltou atrás e decidiu suprimir isso do texto,
mantendo a isenção para veículos acima de 10 anos, como ocorre
atualmente. No caso da alíquota anual, ela não muda: permanece em 3%
sobre o valor do veículo.
Além disso, os deputados decidiram
mudar o trecho que trata da cobrança sobre carros elétricos. Hoje esse
tipo de veículo é isento de IPVA. Pelo projeto original enviado pelo
Governo Fátima, esses carros passariam a pagar imposto, começando em
0,5% do valor do veículo e subindo 0,5 ponto a cada ano até atingir 3%
(o que aconteceria em 2030). Após o acordo, o governo concordou em
iniciar a cobrança em 0,5% no próximo ano, mas limitar os aumentos até
atingir 1,5%.
Por fim, outra mudança diz respeito ao IPVA sobre
carros movidos a gás natural veicular (GNV). O projeto original não
trazia nenhuma mudança sobre a tributação sobre esses veículos. Após
acordo, o Governo Fátima concordou em reduzir o IPVA desses carros dos
atuais 3% para 1,5% por ano.
Com as mudanças, o projeto foi
aprovado por unanimidade na CCJ da Assembleia Legislativa. Participaram
da reunião, além de Isolda Dantas, os deputados Hermano Morais (PV), que
é o presidente; Dr. Kerginaldo (PSDB), Isaac da Casca (MDB), Galeno
Torquato (PSDB), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Vivaldo Costa (PV).
Agora,
a proposta segue para análise das comissões de Finanças e Fiscalização
(CFF) e de Administração. Só depois é que vai à análise do conjunto dos
deputados no plenário.
IMPACTO. Com o incremento do IPVA sobre veículos
elétricos, o governo estimava um aumento de R$ 12 milhões nas receitas,
em 2025. Com o fim da isenção do imposto para veículos com idades entre
10 e 15 anos, o aumento previsto era de R$ 60 milhões no próximo ano.
Não foram divulgadas novas estimativas considerando as alterações, mas,
levando em conta os dados do próprio governo, as alterações no projeto
vão frustrar significamente o potencial de arrecadação.
O Governo
do Estado alega que não pode abrir mão da receita especialmente porque a
frota de carros elétricos vem aumentando gradativamente no Estado. Em
2019, apenas quatro carros elétricos foram emplacados no estado. Em
2024, já foram 2.092. Segundo o governo, estado deixou de arrecadar
cerca de R$ 5 milhões com esse tipo de veículo no ano passado. Em 2024, a
“perda” será de R$ 7,9 milhões.
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