
Foto: Reprodução
Após as escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte amanhecerem sem aulas, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) cobrou, por meio de requerimento apresentado nesta quarta-feira (26), informações ao governo do estado acerca da greve dos professores da rede estadual de ensino. A greve foi iniciada nesta quarta-feira prejudicando o calendário escolar de cerca de 200 mil alunos no Rio Grande do Norte.
No documento encaminhado à Secretaria Estadual de Administração e à Secretaria Estadual de Educação, a parlamentar solicita informações acerca das negociações entre governo e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) para dirimir o movimento grevista. Entre os dados requeridos está a previsão de novas negociações, o cronograma para o pagamento do reajuste salarial do piso dos professores; além disso, as ações planejadas para mitigar os impactos da paralisação dos educadores na aprendizagem dos alunos.
“A valorização dos profissionais da educação é fundamental para garantir a qualidade do ensino público, bem como o cumprimento do piso salarial da categoria conforme previsto na legislação vigente. A greve dos professores impacta diretamente milhares de alunos da rede estadual, comprometendo o calendário letivo e o aprendizado dos estudantes. Além disso, o impasse na negociação entre o Governo e a categoria gera preocupações quanto à efetividade das políticas públicas voltadas à educação e à capacidade do Estado de cumprir com seus compromissos salariais”, ponderou a deputada.
De acordo com o documento, o governo tem até 30 dias para responder as informações solicitadas no requerimento, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade. “O acesso às informações solicitadas é imprescindível para assegurar a transparência na gestão pública, bem como para garantir que a Assembleia Legislativa possa acompanhar e fiscalizar as providências adotadas pelo Governo para solucionar a situação”, finalizou.
Sobre a greve
A categoria exige a aplicação do reajuste de 6,27% concedido no piso nacional da categoria, de forma linear para todos os professores.Assembleia do SINTE/RN recusou proposta do governo para parcelamento do aumento.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Japi 24 horas no Instagram
Nenhum comentário:
Postar um comentário