Foto: Reprodução
A mulher do ex-presidente do Peru Ollanta Humala, Nadine Heredia, pediu asilo ao Brasil na última terça-feira, 15, dia em que foi condenada por corrupção em seu país, no caso Odebrescht. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu o asilo, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Peru.
O Ministério das Relações Exteriores do Peru informou que Nadine entrou na sede da Embaixada do Brasil em Lima para solicitar asilo diplomático, horas depois da divulgação da sentença.“A senhora Heredia solicitou asilo a esse país em conformidade com o que estabelece a Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual Peru e Brasil são signatários”, informou o comunicado oficial da Chancelaria peruana.
O governo acrescentou ainda que Peru e Brasil estão em comunicação permanente sobre o caso.Em seguida, o governo do Peru informou que o pedido de asilo foi atendido pelo governo Lula. O Itamaraty ainda não se pronunciou.Firmada em Caracas pelos Estados membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), a convenção estabelece que o asilo diplomático pode ser concedido por embaixadas, navios de guerra e aeronaves militares a indivíduos perseguidos por razões políticas.
O asilo só deve ser concedido em situações urgentes e pelo tempo necessário para garantir a saída segura do asilado para outro país, com garantia de vida, liberdade e integridade pessoal.
Revista Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário