Início

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Em encontro na Casa Branca, Zelensky pede mísseis Tomahawk a Trump para atacar Rússia; americano evita se comprometer

 

Foto: Win McNamee/Getty Images/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta sexta-feira (17) o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca. É a terceira visita do ucraniano a Washington desde o início da guerra com a Rússia, em fevereiro de 2022.

O principal tema da reunião foi o pedido de mísseis Tomahawk por parte da Ucrânia — armamento de longo alcance que permitiria ataques a alvos dentro do território russo. Trump, no entanto, evitou se comprometer.

“Esse é o problema. Nós precisamos dos Tomahawks”, disse Trump. “É uma escalada, nós discutiremos isso. Gostaríamos muito mais de que eles não precisassem dos Tomahawks.”

Questionado sobre a possibilidade de Kiev ceder território à Rússia em troca de um acordo de paz, o presidente americano também foi vago:

“Nunca se sabe. A guerra é muito interessante. Nunca se sabe.”

O encontro começou em tom amistoso, com Trump elogiando o paletó de Zelensky — uma diferença em relação à reunião de fevereiro, que terminou em bate-boca entre os líderes.

Apesar das relações tensas no início do ano, Trump vem adotando um discurso mais favorável à Ucrânia nas últimas semanas. Após se reunir com o russo Vladimir Putin no Alasca, o americano passou a defender a recuperação total dos territórios ucranianos.

Mesmo assim, não houve avanços concretos rumo a um cessar-fogo desde a cúpula entre Estados Unidos e Rússia há dois meses.

g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário