Início

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

‘O Agente Secreto’, filme que representará o Brasil no Oscar e com potiguares no elenco, estreia em Natal

 

“O Agente Secreto”, novo filme do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, estreou no último sábado 25 nos cinemas de Natal. A produção terá lançamento nacional em 6 de novembro e representará o Brasil no Oscar 2026, na categoria de “Melhor Filme Internacional”.

O longa acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, professor de tecnologia que se muda de São Paulo para Recife em 1977, durante a ditadura militar, e se envolve em uma rede de conspirações ao tentar descobrir segredos sobre sua mãe e escapar do próprio passado.

A atriz potiguar Tânia Maria, 78 anos, moradora do povoado da Cobra, em Parelhas, interpreta Sebastiana, dona de um prédio que abrigava dissidentes da ditadura, incluindo o personagem de Wagner Moura. Sua atuação rendeu citações das revistas norte-americanas “Variety” e “The Hollywood Reporter”, que a listaram entre possíveis indicadas ao Oscar 2026 na categoria de “Melhor Atriz Coadjuvante”.

Na quarta-feira 22, o filme teve sessão de pré-estreia em Natal, com a presença de Tânia Maria e do ator potiguar Kaiony Venâncio, que interpreta Valmir, estivador do Porto de Recife que atua como matador de aluguel. Também integra o elenco a potiguar Alice Carvalho, que participou do tapete vermelho em Cannes ao som de uma orquestra de frevo.

“O Agente Secreto” foi exibido em maio na 78ª edição do Festival de Cannes, onde Wagner Moura recebeu o prêmio de melhor ator e Kleber Mendonça Filho o de melhor diretor. A Palma de Ouro ficou com “Um simples Acidente”, do cineasta iraniano Jafar Panahi.

Na pré-estreia do Festival do Rio, Wagner Moura comentou sobre Tânia Maria: “Maravilhosa. Ela é uma loucura, eu sou louco por ela. Pena que ela não tá aqui.” Ele ainda disse: “Dona Tânia não tem comparação com ninguém. Essa tinha que ganhar um Oscar”.

O editor da “The Hollywood Reporter”, Scott Feinberg, incluiu o filme entre as “fortes candidaturas” em cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário