A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio) assinaram acordo de cooperação técnica, na manhã desta segunda-feira (20), para a testagem de bebidas e identificação da presença de metanol (álcool metílico).
O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, explicou que ainda não houve registro de casos de adulteração no estado. Nesse sentido, a iniciativa tem caráter preventivo. O gestor ressaltou a credibilidade da UFRN e agradeceu o apoio da instituição de ensino.
O professor Valter Fernandes, coordenador do LCL, explicou que será utilizada uma técnica considerada como padrão ouro para detecção do metanol nas bebidas.
O prazo de vigência do acordo será de doze meses a partir da assinatura. A participação dos comerciantes na testagem será de forma espontânea.
A Fecomércio fará o planejamento de amostragem, coleta de amostras lacradas com locais de coleta codificados e entrega delas ao Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes UFRN e retirada das amostras analisadas. Já a UFRN fará a análise físico-química da concentração de metanol em amostras de bebidas alcoólicas, com a emissão dos relatórios de ensaios para a Fecomércio.
Para o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a participação da universidade na ação visa dar resposta à sociedade por meio da pesquisa produzida no Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL-UFRN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário