O Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) ampliou as frentes de trabalho em operação simultânea na execução do Plano de Restauração de Trechos Críticos, que prevê investimentos de R$ 50 milhões para melhorar as condições de trafegabilidade das rodovias estaduais.
Uma delas opera na Rodovia Estadual
Transitória (RNT-226), entre os municípios de São Vicente e Florânia. Nesta
sexta-feira (29), operários trabalhavam na recuperação do piso dos locais mais
deteriorados, onde já não havia mais asfalto e era necessária uma intervenção
mais dispendiosa. Outra, na RN-228, onde a restauração está sendo feita numa
faixa de 15 quilômetros entre Carnaúba dos Dantas e a Divisa com a Paraíba.
As equipes também atuam na RN-088
(Jardim do Seridó-Parelhas), refazendo a base e a sub-base para receber o
recapeamento asfáltico; na RN-233, Caraúbas/Apodi; e estão se dirigindo para o
Vale do Açu para fazer as melhorias na estrada Assu-Carnaubais. “Já foi feita
restauração na RN-288, entre São José do Seridó e Caicó”, diz a diretora-geral
do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Natércia Nunes.
Das 29 intervenções constantes do
Plano de Restauração de Trechos Críticos, 13 já foram concluídas ou estão em
fase de execução, 15 serão iniciadas até meado de agosto e uma em setembro.
Entre as que foram concluídas, ou encontram-se em processo final de conclusão,
está a RN-078, que vai de Patu até a Divisa com a Paraíba, num total de 10 quilômetros;
os dezesseis quilômetros da RN-072 entre Lucrécia e Umarizal; e a Leste-Oeste,
via urbana que liga o Centro de Mossoró aos bairros onde estão localizados os
campi universitários e o Hospital da Mulher.
Ao todo são 430 quilômetros de
rodovias incluídas no Plano de Recuperação de Trechos Críticos. Além disso, o
Governo do Estado investe R$ 75 milhões na reconstrução da RN-233, que
interliga a BR-304, em Assú, à BR-226, em Triunfo Potiguar. Essa obra não
estava prevista no plano de aplicações do acordo de empréstimo junto ao Banco
Mundial, mas foi inserida pela importância que tem no estratégico processo de
transição energética, em curso no Rio Grande do Norte.
A via terá padrão parecido com o
das rodovias federais – mais larga, sinalizada e segura – para assegurar o
tráfego de caminhões que fazem o escoamento da produção agrícola e industrial
do Vale do Açu, e de carretas que por lá passam transportando equipamentos
vindos do Ceará para os parques eólicos da região Central. A RN-233 integra os
investimentos que estão sendo aplicados em dez rodovias estaduais desde 2019,
com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, totalizando 217 quilômetros
de vias reestruturadas e R$ 250 milhões em investimentos para garantir
infraestrutura, mobilidade e acessos entre as regiões do Estado.
Rodovia Transitória
A RNT-226 tem uma história
curiosa. Ela fica no trajeto da BR-226, rodovia federal que começa em Natal e
vai até o interior do Tocantins, numa extensão de 2.100 quilômetros,
interligando os estados do Nordeste ao Norte do País. O primeiro trecho no RN
(Natal-Currais Novos) foi construído há mais de meio século. O segundo (Currais
Novos-Divisa com o Ceará) ficou em compasso de espera porque o governo federal
da época considerava o investimento inviável do ponto de vista econômico. Nos
anos 1980, tendo à frente o então prefeito de Florânia, Sinval Laurentino,
começou um movimento de lideranças políticas do Seridó para que a estrada de
terra Currais Novos-Florânia fosse asfaltada. Classificada por Laurentino como
“a obra mais difícil do Século 20”, a estrada foi pavimentada no governo José
Agripino, com recursos do Estado e as obras entregues em maio de 1986.
A RNT-226 está em processos de
incorporação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT), tramitando em Brasília. A federalização foi tratada duas vezes pelo
Governo do Estado com o Ministério da Infraestrutura, a última delas em outubro
do ano passado.
A absorção de patrimônio estadual
à malha rodoviária federal encontra fundamento no Decreto 5.621/2015, que
regulamenta o Plano Nacional de Viação, segundo o qual poderão ser incorporados
à rede rodoviária sob jurisdição federal, trechos de rodovia estadual
implantada, cujo traçado coincida com diretrizes de rodovia federal planejada e
constante do Sistema Rodoviário Federal. No caso da RNT-226, já existe estudo
de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a incorporação.
“Como o processo ainda não foi
concluído, nós vamos restaurar os trechos que estão sem pavimento, cumprindo um
compromisso assumido pelo governo do Estado”, informou o secretário de
Infraestrutura do RN, Gustavo Coelho. “Estamos fazendo a reciclagem de cinco
quilômetros de piso para a aplicação do asfalto. Depois faremos o tapa-buracos
em toda a extensão da RNT-226, entre São Vicente e Florânia”, explicou Natércia
Nunes. Os trabalhos serão concluídos em mais 20 dias. “Em seguida, será a vez
da RN-087, entre Florânia e Tenente Laurentino Cruz”, reforçou a diretora-geral
do DER. O investimento na RNT-226 é de R$ 2,1 milhões, recursos próprios, do
Tesouro Estadual.
Gustavo Coelho adiantou que no
início de agosto será deflagrado o processo licitatório para reconstrução da
rodovia estadual RN-401. São 12 quilômetros da BR-406 até a cidade de Guamaré.
Será feita a restauração completa da rodovia, com alargamento da pista de
rolamento e adequação de capacidade para comportar o tráfego de carretas que se
destinam à refinaria Clara Camarão.
Outra rodovia transitória que
está em processo de federalização e precisa de melhorias é o acesso à cidade de
Pedro Avelino pela BR-304. Na próxima semana, o DER fará uma operação para
fechar os buracos abertos pelas chuvas. Esse trecho faz parte do trajeto da
BR-104 que vai de Macau/RN até Maceió/SE. Apesar de ter alguns pontos
duplicados em Pernambuco e Sergipe, a rodovia federal ainda não foi implantada
no Rio Grande do Norte.
RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS
Plano de Restauração de Pontos Críticos
Obras concluídas ou em fase de
conclusão
RN-078 – Patu/Divisa PB
RN-129 – Lajes/Pedra Preta
RN-288 – São José do Seridó/Caicó
RN-288 – Carnaúba dos
Dantas/Divisa PB
RN-041 – Santana do Matos
RN-072 – Lucrécia/Umarizal
RN-088 – J. Seridó/ParelhasRN-203 – São Tomé/Cerro Corá
RNT-226 – São Vicente/Florânia
RN-233 – Caraúbas/Apodi Leste-Oeste (Mossoró)
Acesso Tibau/GrossosAcesso Boi SeladoFotos (RNT-226)
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